Erros ao alugar um imóvel que você precisa evitar 

06/02/2023min de leitura

Sabemos que encontrar o lugar ideal para chamar de lar não é uma tarefa fácil, afinal, esse processo engloba muitos fatores, sendo um dos principais o orçamento disponível. Por conta disso, muitas pessoas acabam se rendendo ao impulso de assinar o contrato de locação ou compra o mais rápido possível e preparar logo a mudança para o novo lar. 


Porém, essa pressa e ansiedade podem acabar levando as pessoas a pularem etapas fundamentais no processo de locação de um imóvel, o que pode trazer grandes arrependimentos e dores de cabeça desnecessárias no futuro. O momento de alugar um imóvel pode gerar grandes tensões e nervosismo, causando uma impulsividade perigosa. Além disso, é o momento que você precisa juntar uma boa quantia de dinheiro para o famoso caução, o que torna ainda mais importante evitar alguns erros. 


Pensando em esclarecer quais erros podem e devem ser evitados na hora de alugar um imóvel, seja casa ou apartamento, a Nova Época Imóveis preparou esse conteúdo listando os erros mais comuns cometidos nesse momento, assim, você vai saber como evitá-los e se prevenir de dores de cabeça com alguns cuidados que podem ser tomados. Em caso de dúvidas ou para mais informações, não deixe de falar com um dos nossos corretores! Estamos sempre à disposição para ajudar com o que você precisar. 


Erros muito comuns que devem ser evitados na hora de alugar um imóvel 


1. Ignorar a vistoria do imóvel


Um dos maiores erros que as pessoas cometem é ignorar a vistoria. Ela é o passo que comprova o estado de conservação do imóvel e serve para garantir que ele não apresenta defeitos que possam dificultar a rotina dos novos moradores. Por isso é fundamental prestar atenção ao laudo da vistoria e conferir se a propriedade está exatamente como o documento especifica. 


No caso de um imóvel apresentar algum problema que não conste na vistoria, você pode correr grandes riscos de ter que arcar com possíveis reparos na hora de desocupar o imóvel. Por isso, ao visitar o espaço, não deixe de observar atentamente alguns detalhes como pintura, fechaduras, pisos, torneiras, instalações hidráulicas e elétricas, entre outros. 


2. Não avaliar a região onde o imóvel se localiza


Quando vamos nos mudar, é muito importante sabermos o que precisamos no nosso dia ainda, assim, é possível avaliar a região onde o imóvel que te interessa se localiza e saber se ele realmente vale à pena. Por exemplo, no caso de famílias com crianças, é importante buscar um lugar próximo à escola que elas vão frequentar ou considerar o trânsito que os pais terão que enfrentar para levar e buscar os filhos. Por isso avaliar a região é importante.


Nesse contexto, é necessário pensar em:

 

  • visitar o bairro e andar pelas ruas para conhecer o comércio e a vizinhança;
  • entender como funciona a rede de transportes públicos da região;
  • ver os diferentes trajetos para trabalho e para escola;
  • procurar estabelecimentos perto do imóvel que pretende alugar;
  • conversar com moradores do bairro para saber como é morar na região.


3. Não ler o contrato


Esse é um dos maiores erros que você pode cometer ao alugar um imóvel e, ainda assim, é um dos mais comuns. O contrato de locação é um documento fundamental, pois estipula vários pontos de negociação. É nele que consta o estado do imóvel na hora de alugar, o valor combinado, a forma de pagamento, o endereço e as responsabilidades da imobiliária, do dono e do inquilino. 


Por ser um documento tão importante e completo, é imprescindível ler o contrato de locação com calma e atenção. A ideia não é só ler, mas compreender o que está sendo colocado no documento, além de procurar por possíveis erros. Dessa maneira, é possível corrigir detalhes incorretos antes de todas as partes assinarem o documento. Isso ajuda a trazer mais segurança e transparência para a negociação.


4. Não considerar outros gastos


Outro erro muito comum que deve ser evitado é considerar somente o valor do aluguel, quando as despesas com uma locação não se limitam apenas a isso. Considerar outros gastos, como o IPTU, por exemplo, é fundamental para evitar problemas no orçamento. Conforme a lei, o proprietário é responsável pela quitação do IPTU, porém, ele pode transferir a obrigação para o locatário através de uma cláusula no contrato, sendo importante estar atento.


Além disso, é importante se informar se a taxa mensal de condomínio está inclusa no valor do aluguel ou se também precisará ser paga. Os apartamentos costumam ter instalação a gás para a cozinha, por isso, é importante se informar se esse custo também está no valor do aluguel ou se é outra responsabilidade que deve sair do bolso do inquilino. Como podemos observar, são vários os pontos importantes sobretaxas que precisamos considerar além do preço do aluguel, por isso, é imprescindível ler o contato sempre com atenção.


5. Não prestar atenção aos prazos


Esse caso vai depender da forma como você vai alugar seu imóvel para moradia, pois existem diferentes prazos para serem cumpridos. Casas e apartamentos em condomínios, por exemplo, é preciso pagar a taxa condominial, além do aluguel mensal. O IPTU também está incluso, conforme explicamos acima, e essa taxa também tem data própria para ser paga. 


Algumas vezes, o contrato de aluguel já contempla todas as taxas do aluguel, ajudando a facilitar muito para o morador que paga um valor único em uma data. Porém, se esse não for o caso, é importante se lembrar de programar sua agenda para dar conta de todos os prazos certos e não precisar arcar com juros.


6. Não visitar o imóvel


Além de ser muito importante conhecer a região onde você pretende morar para saber se ela atende todas as suas necessidades e as da sua família, também é fundamental fazer o mesmo com o imóvel que te interessa. Visitando o imóvel antes de fechar qualquer negócio ajuda a evitar surpresas como problemas na infraestrutura, tamanho dos cômodos e tipos de instalação. 


Assim como na hora da leitura do contrato, ao visitar o imóvel que você pretende alugar é importante procurar por defeitos aparentes e questioná-los na hora. Isso porque pode ser que algum problema já tenha sido detectado pelo proprietário e a solução está sendo providenciada. Por isso, é fundamental conferir todos os cômodos e o estado deles antes de fechar o negócio. 


7. Dispensar ajuda profissional


Esse é um erro que deve ser evitado tanto para quem aluga quanto para quem compra um imóvel. Muitas pessoas acreditam que alugar ou comprar direto com o proprietário será econômico no final das negociações, pois não inclui a comissão do profissional imobiliário. Porém, isso pode acabar gerando prejuízos incalculáveis. Grande parte dos problemas em uma locação é evitada com a ajuda de um profissional com experiência e conhecimento no setor.


Além de ajudar na escolha do imóvel, a empresa também fica encarregada de verificar se o preço do aluguel está adequado, de realizar a vistoria e elaborar um contrato válido perante a justiça, além de dar todo o suporte necessário durante a vigência do contrato de locação, tanto para o inquilino quanto para o locador. 


Gostou do nosso post? Entendeu quais os erros que você precisa evitar para ter uma boa experiência na hora de alugar um imóvel? A Nova Época Imóveis espera que esse conteúdo te ajude a ficar atento, mas caso restem dúvidas fale com um dos nossos corretores pelo nosso site ou pelas redes sociais


E se você está procurando um imóvel para alugar, lembre-se que a Nova Época tem uma parceria com a administradora Renascença, podemos te recomendar um profissional de confiança que vai te ajudar nesse processo!

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":